Apostilas e Softwares

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

[CONCRETO] - Armadura de Pele (Costela)

CONCRETO
Armadura de Pele
Também conhecida como armadura de costela, é muito comum encontrarmos nas obras, inclusive residenciais, Brasil afora. 

No entanto, infelizmente, essa armadura geralmente é utilizada de forma errônea por parte dos construtores, colocada muitas vezes apenas como forma de "reforçar" ainda mais a viga, levando em consideração a clássica - e errada - afirmação de que "quanto mais armadura, melhor".

Como engenheiro que estudou muito bem a função das armaduras e do concreto em uma viga, você já deve saber que não é bem assim o pensamento correto. Certamente, quando se coloca mais armadura do que o necessário, principalmente sem saber a sua real função, a única coisa que o construtor conseguirá é aumentar o desperdício, gastar dinheiro e até mesmo prejudicar o correto cobrimento da ferragem com o concreto. 

Pois bem, após esse breve desabafo sobre uma prática errônea e infelizmente comum em nosso meio, vou esclarecer de vez a real função dessa armadura tão simples, mas tão importante para uma viga.

Antes disso, é importante saber que uma viga é dividida em duas partes, conhecidas como banzo superior e banzo inferior. Estas partes são divididas por meio de uma linha imaginária, localizada exatamente no centro da seção transversal, conhecida como linha neutra, conforme mostrado abaixo:

Viga de concreto vista de lado.
Conforme visto em postagens anteriores (aqui), no banzo superior ocorrem as tensões de compressão e no banzo inferior, as tensões de tração. Mas e na linha neutra? Na linha neutra, acontece absolutamente nada. 

Nesse local, geralmente são feitos os furos para passagem de tubulações, pois os mesmos não irão afetar consideravelmente a estrutura da viga.

Como você já deve ter notado, é fácil perceber que a armadura de pele muitas vezes é utilizada de forma errada, no meio da viga, destacando ainda mais o desperdício de ferragem na obra, pois acaba não tendo função alguma. 

O mais indicado é que a armadura de pele seja fixada nas bordas das vigas, porém, como isso iria prejudicar o cobrimento da mesma, sugere-se que sejam presas a cerca de 3 cm das bordas.

Forma indicada para fixar a armadura de pele. Lembrando que também deve ser instalada no banzo inferior.
Certo, entendido a forma correta de instalar a armadura de pele. Mas qual seria sua real função, afinal?

A resposta é simples: Sua função é simplesmente controlar a abertura de fissuras na área tracionada da viga, não atuando diretamente na estrutura. 

Observação: Essa armadura não é indicada em vigas com menos de 60 cm de altura, pois será apenas mais desperdício na obra. 

Dessa forma, encerro mais essa postagem e espero ter contribuído para esclarecer a real função dessa armadura em uma viga de concreto. Lembrando que estou tratando apenas da armadura de pele em viga de concreto e não da armadura complementar, que é muito importante! Outra coisa, nos pilares, essa ferragem tem outra função, também de grande importância.

Agradeço pela sua atenção. 
Abraços!


Um comentário: