TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA
Escala Cartográfica
Os mapas e plantas vieram para tornar a orientação geográfica do homem mais fácil na terra. A reprodução do ambiente com todas as suas características, em um pedaço de papel, tornava possível prever os locais por onde trafegaria, os obstáculos possíveis, os melhores pontos para construções, enfim, se orientar por um mapa era parte essencial de qualquer projeto, seja militar ou civil.
No entanto, apenas desenhar as características do terreno no papel, sem respeitar as distâncias e medidas exatas, causava muita confusão em quem fosse tentar interpretar o mapa ou planta. Por exemplo, uma montanha desenhada próxima à um rio no papel, podia não estar assim tão próxima na prática.
Sendo assim, foi necessário que se representasse as cotas nos mapas de uma forma que associava-se às cotas reais do terreno. Surgiu, então, a escala.
Esta técnica veio para representar no papel uma distância proporcional à realidade. E como isso é feito?
Existem duas formas de escala: a numérica e a gráfica. A primeira, como o nome sugere, utiliza-se de números para determinar os valores, já a segunda baseia-se em uma esquematização, conforme veremos adiante.
- Escala Numérica:
Determinada por uma fração, com seu numerador representando a escala no mapa e denominador representando a medida real, conforme mostra a figura abaixo:
![]() |
Duas formas de se representar uma escala numérica |
Normalmente, quando não se expressa a unidade de medida utilizada na escala, adota-se o centímetro para tal.
- Escala Gráfica:
Trata-se de uma reta horizontal, dividida por segmentos marcando as distâncias reais. Estes segmentos costumam ser divididos de 1 em 1 centímetro.
![]() |
Exemplo de escala gráfica, representada em km. |
No caso da imagem acima, cada segmento (azul e verde) corresponde a 1cm no mapa e 1km na distância real. A vantagem deste tipo de escala é que quando se amplia o mapa para um papel maior, não há necessidade de recalculá-la, pois a escala irá aumentar proporcionalmente.
Exemplo Prático para Aplicação de Escalas
Vamos imaginar que a distância entre a parede de um quarto até a outra em uma planta baixa é de 4m. Neste caso, pode se dizer que cada 1cm no papel representa 1m, ou 100cm, na real. Ou seja, a escala utilizada será de 1:100. Caso você utilize um escalímetro - régua própria para medir diversos tipos de escalas -, deverá utilizar o lado correspondente a 1:100 na régua. Basta então medir como se fosse uma régua comum, onde a cada 1 do escalímetro, será 1m da realidade.
Escalímetro mostrando a face 1:100 |
No caso do escalímetro mostrado na imagem acima, o mesmo já vem marcando as distâncias de 1 a 1 metro.
Cálculo da Escala
A fórmula básica para se calcular uma escala é a seguinte:
Onde:
E = Escala
d = Distância no mapa
D = Distância real
Neste caso, imagine que precisamos calcular a distância entre dois pontos no mapa, separados em 15cm. A escala deste mapa é de 1 : 200.000
Utilizando-se a fórmula: D = 15 x 200.000, a distância será D = 3.000.000cm ou 30km.
A fórmula também pode ser utilizada para detectar a escala, quando se tem as distâncias no mapa e real e para se obter a distância no mapa, quando se tem a escala e a distância real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário