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sábado, 1 de outubro de 2016

[ESTRADAS] - Camadas do Pavimento

ESTRADAS
Pavimentação
Fonte: http://hamiltonhinkle.com/
Para iniciar este tema, devemos tratar de alguns conceitos iniciais sobre pavimentação e sua constituição. São eles:
  • Camadas: Imagine que o pavimento foi "cortado" e, então, em sua seção transversal é possível ver algumas camadas, com espessuras e materiais determinados por um dos diverso métodos de dimensionamento de pavimentos. Nestas camadas também se incluem o subleito e a fundação, porém, sendo estes de acordo com o solo local e não dimensionado, como os anteriores, mas apenas regularizados.
Exemplo ilustrado das camadas de um pavimento flexível
  • Subleito: É como a fundação da pavimentação, no caso, o solo onde a mesma será implantada. Normalmente recebe uma regularização e, ao dimensionar as camadas superiores, analisa-se até cerca de 3 metros de profundidade do mesmo, pois abaixo disso, as cargas impostas no pavimento se dissipam e tornam-se irrelevantes. 

  • Regularização: Realizada sobre o subleito, tem a finalidade de conformar o mesmo, transversal e longitudinal, de acordo com o estipulado em projeto. Também conhecida como reparo do subleito, não costuma movimentar quantidades consideráveis de aterro, sendo portanto, o pagamento deste serviço, geralmente, feito por metro quadro e não metro cúbico. No final, a regularização deve dar ao subleito as características geométricas definitivas do pavimento, onde as camadas superiores irão acompanhar, sendo nos trechos em tangente, duas rampas contrárias com 2% de inclinação (Em locais com alta taxa de precipitação pluviométrica, considerar 4%) e nas curvas, considerar rampas com a inclinação elevada no sentido contrário à curva, visando a segurança dos veículos.

  • Reforço do subleito: Apesar do nome remeter esta camada ao subleito, tecnicamente ela é parte constituinte do pavimento e tem funções de complemente a sub-base. Neste caso, o reforço do subleito também recebe e repassa as cargas verticais das camadas superiores, as quais são enviadas ao subleito. 

  • Sub-base: Quando não for econômica ou tecnicamente viável construir a base diretamente sobre o reforço do subleito, faz necessário executar a sub-base. Esta, por sua vez, também tem função de receber as cargas verticais e repassar às camadas inferiores, até o subleito.

  • Base: É praticamente indispensável sua utilização, pois junto com o revestimento, tornam-se as camadas que mais recebem as cargas do tráfego. 

  • Revestimento: Conhecido também como capa de rolamento ou apenas capa, é a camada - de preferência impermeável -, que recebe diretamente a movimentação do tráfego, além de oferecer as condições de conforto e segurança aos transeuntes. A espessura do revestimento está associada á qualidade o subleito e sua resistência. Para subleitos mais resistentes, menores serão as espessuras do revestimento, em muitos casos, dispensando até mesmo o uso do reforço do subleito e a sub-base. No entanto, outros critérios também são levados em contato ao adotar a espessura do revestimento, dependendo do método de dimensionamento, como por exemplo, o tráfego previsto e os tipos mais frequentes de veículos que irão trafegar. 
Para finalizar estes conceitos básicos sobre pavimentação, é importante saber que a qualidade e nobreza dos materiais utilizados em cada camada, serão melhores para as camadas superiores e vão reduzindo nas camadas inferiores. Isso acontece, pois as cargas, ao serem aplicadas no pavimento, se tornam bulbos, que vão aumentando conforme se aprofundam. Este assunto será melhor detalhado em breve.

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