Trago mais algumas questões de concursos, retiradas do livro "Engenharia Civil - 4º Vol, Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos Públicos 2012/ 2013", de Márcio Freitas, editora Didática Editorial.
O Concurso em questão é para engenheiro civil do CNJ, executado pela a banca CESPE.
Vamos às questões:
Na construção de uma estrada, o aterro era executado em camadas compactadas de 800 mm e a compactação estava sendo realizada, inicialmente, com rolo compactador pé de carneiro. Três semanas após a execução do serviço, o fiscal colheu amostras do solo compactado para medir o teor de umidade. Com referência a essa situação, julgue os itens subsequentes.
51. Três semanas após a execução da obra, caso o fiscal constate teor de umidade diferente de ótimo nas amostras de determinados segmentos de aterro, todo o serviço deverá ser refeito.
Falso. Embora as camadas devam ser compactadas estando o material na umidade ótima do correspondente ensaio de compactação, admitindo-se uma variação desta umidade de no máximo 3%, com três semanas após a compactação, o teor de umidade do solo já variou, pois já se passaram 21 dias. Pode ser que na hora da compactação, o solo tenha sido compactado próxima da umidade ótima.
52. Para garantir a qualidade do serviço, o solo compactado deverá alcançar um peso específico seco mínimo, que pode ser medido pelo método do frasco de areia.
Verdadeiro. A compactação de um solo visa diminuir o volume de vazios, aumentando consequentemente a sua resistência mecânica. Para efeitos de compactação, a qualidade do serviço é atingida quando o solo atinge um peso específico aparente seco mínimo. Este peso específico pode ser medido pelo ensaio do frasco de areia, regulamentado pela NBR 7185/96 - Solo - Determinação da massa específica aparente "in situ".
53. Nesse tipo de serviço, o rolo compactador liso é adequado para executar o acabamento do aterro.
Verdadeiro. Os rolos lisos vibratórios são indicados para a compactação de solos arenosos com pequena espessura, frequentemente utilizados na compactação de acabamentos superficiais de camadas compactadas. Já os rolos pés de carneiro, são indicados para a compactação de solos coesivos como as argilas e siltes.
Rolo compactador "Pé de Carneiro" (Imagem retirada do Google) |
Rolo compactados liso (Imagem retirada do Google) |
Faso. A espessura de 80 cm (800 mm) das camadas de aterro a serem compactadas - mostradas nessa situação - está muito superior ao limite tolerado pela NBR 5681/80 - Controle Tecnológico da Execução de Aterros em Obras de Edificação, que prevê o valor de 30 cm como espessura máxima de compactação para aterros, embora seja muito utilizada a espessura de 20 cm para garantir a homogeneidade. Logo, a espessura de 80 cm garanta economia de execução, afeta a qualidade do serviço.
Obs.: Essa última questão poderia trazer uma "pegadinha" bem sacana, hábito comum da CESPE. No caso, ele poderia apenas dizer que essa espessura adotada (80 cm) traz uma economia ao serviço e parar por aí, sem mencionar a qualidade. Obviamente que poderia trazer uma economia, se não nos preocupássemos com a qualidade, pois foi o que a questão perguntou, sendo portanto verdadeiro. Felizmente, para quem fez essa prova na época, não foi o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário