Hoje inaugurarei uma nova seção aqui no site, a qual irá tratar de concursos públicos voltados para a engenharia civil.
E o primeiro concurso abordado, será para Perito Criminal Federal - Engenheiro Civil!
Não é comum encontrarmos pela a internet, questões resolvidas de provas voltadas para nossa área. Pensando nisso, vou disponibilizar aqui o máximo que eu conseguir, seja retirando de livros ou então de resolução própria.
Para iniciar, vou trazer apenas três questões, aplicadas em uma prova elaborada pela a tão temida Cespe, para o cargo de Perito Criminal Federal - Engenheiro Civil, de 2004. Retirei essas resoluções a seguir, parcialmente do livro "Perito Criminal Federal - Engenharia Civil 1, de Ben-Hur de Albuquerque e Silva e Washington Lüque, Editora Saraiva.
Vamos lá:
Sabe-se que edifícios estão sujeitos a patologias de origens diversas, como fissuras, trincas e eflorescências. A identificação, os métodos de análise e as soluções para cada tipo de problema são, em geral, diferentes. No que refere a esse assunto, julgue os itens a seguir:
A) A desagregação do concreto é caracterizada pela a ruptura do mesmo.
Está correto! Você pode ver sobre a desagregação e outros danos das estruturas neste link.
B) Um dos principais métodos de ensaio destrutivo em concreto armado fundamenta-se no uso de esclerômetros.
Errado!
O esclerômetro é um equipamento utilizado na construção civil, principalmente por peritos da área. Sua principal função é verificar a resistência superficial do concreto armado, sem precisar "destruir" ou remover partes do mesmo. Age por meio de impactos, onde envia energia cinética à estrutura, dando em seguida a resistência aproximada daquele concreto. Ele não é preciso, pois existem diversas variedades na estrutura, como uniformidade, presença de umidade, rigidez, etc. No entanto, é muito útil, principalmente para edificações antigas. Farei, em breve, uma postagem sobre alguns dos principais aparelhos utilizados para perícias da construção civil.
C) A ocratização é um sistema de fechamento de trincas executado por meio de grampos.
Errado!
A ocratização é um sistema de fechamento de trincas que envolve a aplicação de substâncias que reagem com o cimento, formando compostos mais estáveis ao ataque e obstruem os poros. Outros métodos que empregam o mesmo princípio: fluatação e silicatização.
Bem, por enquanto seguem apenas essas questões. Em breve trarei mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário