Talvez você já tenha escutado da sua mãe, pai ou tia a seguinte expressão: "Menino, você deve estudar para ser alguém na vida!!".
Se sua resposta foi sim, então é bem provável que essa frase, na época, tenha entrado por um ouvido e saído pelo o outro, não é? Bem, não irei entrar no mérito da questão exatamente, mas apenas tirar uma lasca de exemplo dessa tão corriqueira frase e aplicá-la ao nosso cotidiano.
Vejo muitos alunos que realmente não dão importância ao estudo durante a graduação, mas apenas fazendo o possível para passar de ano e se formar logo. Eu mesmo fiz isso, confesso e me arrependo. Não que tenha me trazido consequências ruins, felizmente, mas certamente hoje eu reconheço a grande importância de se manter estudando com frequência, seja por meio de cursos, especializações ou simplesmente através de livros e apostilas. E trata-se desse último item que pretendo abordar nessa postagem.
Há poucas semanas iniciei uma nova jornada de estudos, servindo como uma revisão desde as matérias mais básicas, como matemática, física, química, português (que aprendemos no ensino médio), até as disciplinas abordadas em minha graduação e profissão. Por meio de um cronograma simples, com carga horária diária inicial de apenas duas horas, me empenho em realmente "devorar" livros, apostilas e até mesmo vídeos da internet sobre assuntos específicos. Faço exercícios, cálculos e memorização das disciplinas, procurando enxergar também na prática do dia a dia, o que aprendi naquela semana.
E o resultado que obtive de tudo isso?
Primeiro eu percebi que não lembrava nem da metade das operações matemáticas básicas que aprendi na escola; segundo, passei a me sentir como se estivesse novamente no curso de engenharia civil, aprendendo diversas coisas novas e eficientes, não antes ensinadas na universidade; por fim, terceiro, aprendi que a disciplina, quando aliada à boa vontade e foco, age como um motor em nossas vidas, nos impulsionando às metas traçadas. Hoje, ao contrário de algumas semanas atrás, me sinto mais preparado em minha carreira, motivado e confiante.
Para finalizar, resolvi escrever este breve texto talvez como um alerta, um conselho ou uma simples dica: estude, não que isso seja necessário de fato para ser alguém na vida (vide algumas pessoas que conquistaram riquezas, sem sequer possuírem o ensino fundamental completo), mas certamente será um benefício imensurável em sua vida; um hábito saudável e próspero.
Desejo a todos sucesso e bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário