Apostilas e Softwares

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

[TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA] - Introdução

TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Introdução
Existem algumas teorias que dizem que o homem começou a criar mapas, antes mesmo de desenvolver a escrita. Se é verdade ou não, fica para uma próxima discussão. Mas devemos concordar que a elaboração de mapas, por mais arcaicos que sejam, provém de muitos séculos atrás, afinal, o homem sempre precisou se orientar na natureza, sabendo como refazer seus caminhos, chegar de um ponto à outro mais rapidamente e até demarcar as áreas seguras de se transitar.


Seja para meios civis, de exploração ou militar, a cartografia é responsável por orientar o ser humano no planeta terra e é utilizada até os dias de hoje, claro, de uma forma mais moderna e tecnológica. Seguem alguns conceitos básicos sobre a cartografia:

  • Mapas: São representações visuais, inicialmente elaboradas em papéis e hoje em dia, feito até por computadores, onde transcreve os dados, por meio de desenhos e textos, de uma determinada área. Quanto mais informações o mapa contiver, mais útil ele pode ser;

  • Croqui: É um esboço cartográfico de uma determinada área, porém, sem escalas definidas. Feito geralmente de forma desproporcional por iniciantes na área, serve apenas como uma pequena orientação. Muito utilizado na construção civil, para determinar com rapidez a prévia de um serviço ao cliente, por exemplo;

  • Planta: A planta se assemelha ao croqui, porém, com a diferença de que a mesma se orienta por escalas, sendo uma representação visual fiel à área em questão, de forma reduzida. Contém cotas, legendas e o máximo de detalhes possíveis. Também é de extrema importância na construção civil, pois serve como um guia na execução de obras e reformas;

  • Escala: São medidas proporcionais entre uma área real e sua representação cartográfica, como em uma planta, por exemplo.

  • Legenda: A legenda serve para orientar quem está visualizando o mapa ou planta, sobre os símbolos ou detalhes existentes no mesmo. É uma forma prática para evitar a poluição do mapa com muitas informações repetidas, bastando apenas acrescentar um símbolo e especificar o mesmo na legenda, geralmente ao lado do desenho.
Estas foram apenas as informações básicas sobre o que compõe um mapa, existindo ainda os conceitos sobre longitude, latitude, paralelos, meridianos, etc, que serão melhor estudados ao longo do tempo.

Para realizar as medições precisas a se acrescentar em um mapa ou planta, é utilizada a disciplina da topografia. Esta, por meio de equipamentos e técnicas específicas, faz levantamentos diversos sobre o terreno, rochas, aterros, aclives e qualquer outra característica do meio em questão. 

Na construção civil, a topografia tem um papel de extrema importância, sendo utilizada previamente ás obras, para realizar levantamentos sobre o relevo. Por meio destes levantamentos, o arquiteto, ao elaborar o projeto, sabe onde ocorrerão aterros ou cortes no terreno, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário