Apostilas e Softwares

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

[PATOLOGIAS E PERÍCIAS] - Eflorescência

PATOLOGIAS E PERÍCIAS
Eflorescência
Hoje vou tratar aqui de uma patologia bastante comum na construção civil: eflorescência.


Visualmente, esta patologia pode ser identificada por manchas esbranquiçadas na superfície de concretos, pisos, pedras e outros materiais porosos, que permitam a infiltração da água. Quando a água se infiltra no material, ela dissolve os sais presentes no cimento e cal, no caso, o hidróxido de cálcio e ao evaporar, esta água transporta estes sais à superfície, causando as manchas.

Caso grave de Eflorescência no concreto (Imagem retirada do google)


Eflorescência em pastilhas cerâmicas (Imagem retirada do google)
  • Como evitar:

Existem várias formas de se evitar esta patologia durante a construção, sendo que a maioria foca em tornar o elemento construtivo mais impermeável possível, por meio de aditivos hidrófugos, camadas duplas e cruzadas de argamassa para assentamento de cerâmicas, utilização do cimento CP III, com baixa concentração de hidróxido de cálcio (o principal causador da eflorescência), utilização do cimento CP IV (pozolânico), resistente à sulfatos e até mesmo a cura adequada do concreto, para evitar que o mesmo se torne altamente poroso.

Todos estes métodos e provavelmente muitos outros que não foram citados aqui, são capazes de evitar esta patologia após a construção. Mas e se a patologia surgiu assim mesmo, o que fazer?

  • Como sanar a patologia já existente:

A verdade é que se trata de algo relativamente complicado de se resolver, por tratar-se de uma patologia química, além de que estes sais podem manchar a superfície de pedras e cerâmicas. A utilização de ácidos é a forma mais comum para a remoção das manchas, como o ácido sulfâmico (a quantidade e forma de utilização deve ser consultada com o fabricante do produto). 

Algumas empresas, como a Weber, já dispõe de produtos focados para sanar esta patologia, porém, nunca testei e não sei a eficácia dos mesmos.

Para finalizar, esta patologia reforça a importância de se lidar com a água na construção civil, prevendo ao máximo sua infiltração nos elementos, pois os danos são sempre consideráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário