Apostilas e Softwares

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[GEOPROCESSAMENTO] - Introdução

GEOPROCESSAMENTO
Introdução
Esta disciplina é um complemento à Cartografia e Topografia, pois nada mais é do que a transcrição de dados geográficos, mapas, plantas e dados georreferenciados por meio de computadores e tecnologias similares.


Para isso, faz - se necessário todo um conjunto de técnicas, tanto para obtenção destes dados, os quais veremos na disciplina de Cartografia e Topografia, quanto para seu lançamento em softwares específicos, além de leituras por meio de equipamentos, como o GPS.

O objetivo aqui é reunir o máximo de informações sobre estes equipamentos e softwares e suas utilizações, além claro, de sua aplicação na engenharia e construção civil. 

Para resumir bem o conceito de geoprocessamento, vou citar aqui um parágrafo sobre o assunto, retirado do site www.infoescola.com:

"Atualmente, o geoprocessamento consiste nas seguintes etapas: coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados e uso integrado das informações. Algumas ferramentas de geoprocessamento são: o GPS (Global Position System) é uma ferramenta básica muito utilizada para coleta de dados georreferenciados; o Oracle é um sistema gerenciador de banco de dados usado para armazenar as informações; o SPRING é um sistema de informações geográficas (ferramenta que possibilita o uso integrado) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bando de dados espaciais;"

Nenhum comentário:

Postar um comentário