FUNDAÇÕES
Estaca Strauss
O primeiro tipo de estaca a ser abordada aqui, será a mais popular de todas, pelo menos em uma boa parte do Brasil. Trata-se da estaca Strauss.
Duas definições básicas resumem esta estaca: ela é do tipo escavada e executada in loco, onde o solo vai sendo removido e o concreto vai sendo lançado, conforme veremos com mais detalhes abaixo.
Seu diâmetro pode variar entre 25 a 55cm e a capacidade de carga é entre 20 a 90 toneladas.
O equipamento utilizado para aplicar esta estaca denomina-se "bate estacas strauss", sendo composto por um grande tripé metálico, cilindros metálicos ocos, uma sonda, um soquete metálico e um guincho, movido à eletricidade ou diesel.
![]() |
Imagem retirada do google |
![]() |
Imagem retirada do google |
- Execução:
Após determinar o ponto a ser escavado, por meio de estacas de madeira, posiciona-se o tripé sobre a mesma e inicia-se um furo com um soquete e depois a sonda começa a retirar a terra do solo, para em seguida ser inserido o primeiro cilindro oco.
Esta sonda possui um diâmetro pouco menor que os cilindros que serão inseridos, além de possuir um compartimento, onde armazena a terra durante a escavação. Após esse compartimento estar cheio, esvazia o mesmo e retorna a perfuração.
Conforme a sonda vai perfurando, o cilindro maior vai descendo e então é engatado outro cilindro, pelo o engate denominado coroa. Esse processo se repete até atingir a profundidade estipulada em projeto.
Para finalizar, coloca-se a armadura da estaca, já armada entre os cilindros que estão no solo, realizando em seguida a concretagem. Os cilindros vão sendo removidos enquanto o concreto é lançado.
![]() |
Esquema simplório que fiz sobre a execução da estaca Strauss |
- Vantagens:
Baixo custo de execução, se comparada à maioria das outras estacas;
Praticidade na execução, pois o tripé pode ser posicionado em terrenos acidentados;
Suporta cargas consideráveis, podendo ser usada para residências e pequenas edificações diversas;
Não causa vibrações, evitando fissuras nas edificações vizinhas.
- Desvantagens:
Gera muita lama na execução;
Não pode ser executada abaixo no nível de água;
Geralmente o concreto é feito à mão, não sendo de ótima qualidade e resistência;
Devido ao fato de ter que desmontar o tripé e ficar trocando os cilindros, o processo se torna mais lento.
- Considerações finais
A estaca Strauss possui diversas desvantagens, que a inutilizam em construções maiores, como prédios. No entanto, sua viabilidade ainda se vale para diversas outras obras, como residências em geral, assim como galpões e pequenos salões, sem oferecer qualquer risco. É facilmente encontrada em quase qualquer lugar, além de oferecer um valor menor e poder ser utilizada até em ambientes já fechados e com solo irregular.
É pouco provável que esse tipo de estaca deixe de ser utilizada, devido à todas as suas qualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário