Apostilas e Softwares

terça-feira, 13 de setembro de 2016

[ESTRUTURAS DE MADEIRA] - Cimbramento

ESTRUTURAS DE MADEIRA
Cimbramento
Cimbramentos são estruturas provisórias utilizadas para suportar o peso de estruturas, até que as mesmas se tornem auto portantes, ou seja, possam suportar o próprio peso. Outro termo popularmente utilizado é o escoramento, muito comum na construção civil.

Exemplo prático de cimbramento (Foto retirada do google)



Exemplo prático de cimbramento (Foto retirada do google)


Ao contrário do que muito se vê pelas as obras no Brasil, o cimbramento deve ser projetado e calculado para suportar o peso da estrutura, pois do contrário, qualquer deformação que a estrutura sofra, devido ao mal planejamento do cimbramento, ficará permanente quando a mesma se firmar. 

A madeira não é o único material utilizado como cimbramento, porém, devido à sua alta resistência e peso específico reduzido, é muito utilizada para tal. Outras características são levadas em consideração ao escolher a madeira para este tipo de estrutura, como por exemplo a agilidade na montagem e desmontagem das peças, o custo x benefício e a facilidade em se encontrar este tipo de material no mercado. Outro fator importante sobre a madeira, é que a mesma não apenas é utilizada para escoramentos, como também para fôrmas de vigas, pilares, escadas e outros elementos estruturais.

No Brasil, os requisitos e procedimentos para uso da madeira como fôrmas para estruturas de concreto de edifícios, foram estabelecidos pela a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland, 1944). Os principais requisitos são a rigidez, os quais resistem à cargas de peso de concreto sem deformação considerável e a estanqueidade, para evitar o vazamento de nata de cimento durante e após a concretagem, além, claro, da facilidade de montagem e desmontagem.

O peso do concreto nas vigas e lajes é suportado por um sistema de vigas (travessas de apoio e guias) apoiadas nos montantes verticais denominados pontaletes, no caso dos painéis de viga e pé-direito para os painéis de lajes. As fôrmas laterais das vigas estão sujeitas à pressão do concreto fresco e se apoiam lateralmente nas peças denominadas gravatas e escoras.

Segue abaixo um modelo de cimbramento para a estrutura de uma ponte.
Modelo de cimbramento para uma ponte.
 O escoramento acima é formado por montantes contraventados nas duas direções. No topo do escoramento, devido às irregularidades das madeiras roliças, há necessidade de se colocar calços para nivelamento do assoalho de apoio da fôrma.

Por fim, para a realização do projeto estrutural relacionado ao cimbramento, deve-se levar em consideração as características físicas da madeira, já pré-estabelecida, além da melhor disposição das peças, visando uma montagem onde se obtenha o melhor uso do espaço no ambiente, pois muitas vezes faz-se necessário caminhar por entre o cimbramento, afinal, o mesmo geralmente não é retirado em menos de 20 dias após a concretagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário