ESTRADAS
Introdução
A roda, sem dúvida alguma, foi uma das maiores e mais úteis invenções do ser humano, usadas até os dias atuais para as mais diversas finalidades.
Possivelmente sua criação, inicialmente, foi para meios de transporte, onde o homem precisava percorrer trechos cada vez mais distantes, em tempos menores, trazendo o máximo de carga possível. À pé, o serviço se torna cansativo, demorado e improdutivo. Então, de alguma forma que não vem ao caso, a roda foi criada e, através dela, o meio de transporte foi aperfeiçoado e as civilizações começaram a se expandir.
No entanto, a roda por si só, não garante total eficiência no transporte de veículos, se levarmos em conta a forma e disposição do terreno por onde eles deverão passar. Aclives, declives, areia, lama, rios, rochas, florestas, são obstáculos para qualquer veículo primitivo. Quanto maior fosse o veículo, mais carga ele transportava, porém, mais sofria com as condições físicas do terreno.
Isso fez com que o homem começasse a melhorar seu caminho, criando passagens fixas e definitivas entre um trecho e outro, normalmente tendo que derrubar árvores, contornar montanhas e atravessar rios por meio de pontes. Dessa forma, o percurso foi ainda mais reduzido, agora que havia veículos que se moviam facilmente, caminhos definitivos e livres o máximo possível de obstáculos. Mas, ainda existia uma situação a se resolver: a preservação deste caminho ao longo de todo o ano.
E o que isso quer dizer?
Simples, em determinados lugares do mundo, o clima tem uma variação dinâmica ao longo do ano, como neve, calor e chuvas. Isso faz com que o terreno sofra variações que podem prejudicar o deslocamento dos veículos, além de deteriorar o próprio caminho, necessitando de manutenções constantes.
Mas a solução para esta situação veio quando o homem resolveu pavimentar o leito por onde trafegava, criando blocos ou argamassas misturando areia com argila, ou então outros materiais, dependendo da região. A areia facilitava o deslocamento em épocas de chuva, porém, gerava muita poeira em épocas de seca; a argila, por sua vez, não gerava poeira, mas criava atolamento dos veículos em épocas de chuva. Dessa forma, juntar os dois materiais e criar uma pavimentação artificial, foi uma das soluções encontradas.
Os romanos desenvolveram um sistema viário moderno para a época, além de eficiente para a locomoção de seus exércitos e para o comércio em geral. Muitas dessas estradas ainda são preservadas até os dias atuais.
Ao longo da história, portanto, as estradas foram se desenvolvendo e em alguns países, incluindo o Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado. Não quer dizer que seja o mais eficiente e barato, porém, este é assunto para outra disciplina (Transportes).
O que iremos estudar nesta matéria são as formas mais utilizadas atualmente de pavimentação, as diferenças entre estrada e rodovias, os cálculos, planejamentos e ensaios para determinação do tipo ideal de pavimentação, além de outros assuntos.
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