CONCRETO
Características Reológicas do Concreto
A reologia é uma parte da Física que investiga as propriedades e o comportamento mecânico dos corpos deformáveis que não são nem sólidos nem líquidos.
A movimentação de umidade na pasta endurecida de cimento é a responsável pela reologia do concreto que causa sua deformação.
A reologia do concreto estuda basicamente os fenômenos da retração e da fluência.
- Retração
Retração é a redução de volume pela perda de umidade de um elemento de concreto, seja no estado fresco, seja no estado endurecido.
Define-se, ainda, retração como a diminuição de volume do concreto ao longo do tempo, provocada principalmente pela evaporação da água não utilizada nas reações químicas de hidratação do cimento.
A retração do concreto ocorre mesmo na ausência de ações ou carregamentos externos e é uma característica comum e natural dos concretos. A retração é um fenômeno complexo, sendo dividida em três partes; a principal é a que se chama retração capilar.
No concreto, essas mudanças volumétricas da pasta são restringidas pela presença de agregados e da armadura, pela forma da peça estrutural e pela existência de outros elementos ligados a ela.
São tipos de retração:
a) Retração plástica do concreto:
- a perda de água por evaporação na superfície do concreto ainda em estado plástico é maior que a quantidade de água que sobe à superfície pelo efeito da exsudação;
- fatores intervenientes: água/ cimento; temperatura e ensolação, umidade relativa do ar, velocidade do vento.
b) Retração autógena do concreto:
- remoção da água dos poros capilares pela hidratação do cimento ainda não combinado;
- esta retração é relativamente pequena, exceto com relações água/ cimento extremamente baixas (a/c < 0,20) e, para efeitos práticos, não precisa ser diferenciadas da retração causada pela secagem do concreto, a não ser em grandes estruturas de concreto massa.
c) Retração hidráulica ou por secagem do concreto:
- diminuição do volume da peça de concreto devido à remoção da água da pasta endurecida de cimento, quando o concreto "seca" em contato com o ar.
Portanto, a retração por secagem começa nas camadas superficiais.
Obs.: Estas informações foram obtidas do livro "Perito Criminal Federal - Engenharia Civil 1", de Flávio Rodrigues Calil Daher e Marcelo Fernando Borsio, editora Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário