Apostilas e Softwares

quarta-feira, 13 de abril de 2016

[ORÇAMENTO DE OBRAS] - Definição básica

ORÇAMENTO DE OBRAS

Definição

É comum, pelo menos ao brasileiro, o pensamento de que organização e planejamento, tratando-se da construção civil, se aplica apenas às grandes obras e empresas. Ledo engano, pois, por mais simples que a obra seja, quando se cria uma planilha orçamentária, aliada à pelo menos um cronograma, as chances de surpresas desagradáveis, orçamento estourando, despesas imprevistas, prazos não esperados, acontecerem, é consideravelmente menor. 


Trabalhar com orçamento de obras é algo à se desenvolver com frequência contínua, aprimorando suas planilhas de acordo com sua própria rotina e aprendendo cada vez mais os métodos práticos de trabalho. 

Mas o que significa exatamente orçar uma obra? Seria apenas levantar os valores que serão gastos? 

A resposta é não, não apenas levantar os valores que serão gastos, como detalhar estes valores, detalhar os quantitativos de materiais e homem/ horas trabalhadas, gastos e bonificações indiretas (veremos isso quando for abordado sobre BDI), prazos de execução, leis pertinentes, elaborar a famosa curva ABC, entre outros, sendo que todos estes itens levarão ao perfeito planejamento e organização de uma obra. 

É importante ressaltar que o trabalho de orçamento de obras antecede, logicamente, a obra em si. Ele será a base administrativa onde a empresa construtora, ou o cliente, se pautarão e elaborarão um caminho a se seguir, até, por fim, atingir o objetivo construtivo.

Considerações

Ao elaborar um orçamento de obras, é importante levarmos em conta a organização deste orçamento e algumas dicas básicas. São elas:

- Quanto mais detalhado for o orçamento, mais próximo da realidade prática será e menores serão os riscos e surpresas;

- A elaboração de um escopo descritivo pode tornar a planilha orçamentária mais simplificada, pois o montante de detalhes que seria descrito na planilha, por de ser resumido, tendo em vista que o escopo servirá para tal finalidade.

- A complexidade da planilha dependerá integralmente da complexidade da obra. Pode parecer simples essa citação, porém, uma simples reformar na sua casa pode não ter a necessidade de acrescentar itens como BDI, Leis Sociais, mobilização e desmobilização de obra, etc, na planilha. Já a construção de uma edificação onde envolverá valores elevados, uma grande quantidade de profissionais e projetos; estes itens citados são mais do que obrigatórios constar na planilha. 

- Enfeitar uma planilha orçamentária não quer dizer que ela esteja realmente funcional. Muitos profissionais se preocupam em deixar a planilha cheia de informações desnecessárias, separadas com as mais diversas cores, tamanhos de letras, colunas, etc e etc. No entanto, o que mais importa na sua planilha serão as informações ali contidas. Isso é fato e mais do que óbvio. Em breve, espero disponibilizar alguns modelos de planilhas orçamentárias para download, o que ajudará aqueles que não quiserem começar do zero. 

Por fim, é claro que existem diversas outras dicas que você só aprende na prática, planilhando, orçando e planejando, mas com essas acima, fica mais fácil iniciar os estudos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário