MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Introdução
Existem duas manifestações da realidade bastante distintas em nosso meio: a matéria e o espírito, sendo que este segundo ainda é muito discutido no meio religioso e até mesmo pela a ciência em alguns casos. No entanto, o que importa nesse momento é a primeira delas, a matéria.
Definindo de uma forma bastante crua e simples, matéria é tudo aquilo que tocamos, sentimos, enxergamos (mesmo que por um microscópio), enfim, aquilo que se encontra de alguma forma presente em nosso meio comum. Isso é absolutamente muito abrangente, até que se direcione para qual finalidade estamos apontando e, nesse caso, estamos falando da construção civil.
Material, basicamente, é composto por matéria, logo, no caso da engenharia civil, os materiais são obtidos por meio da natureza, da matéria criada na natureza, sendo que a maioria deles são transformados ou misturados para se obter o produto final.
Com este conceito básico sobre o significado dos materiais, segue abaixo uma lista dos mais comuns na construção civil:
- Cimento;
- Areia;
- Pedra;
- Madeira;
- Metais;
- Cerâmica;
- Argila;
- Terra;
- Plástico;
- Borracha;
Entre diversos outros.
Existem os materiais sólidos e os não-sólidos, como a água, argamassas, etc.
Os materiais sólidos são divididos inicialmente em três grande classes: metálicos, cerâmicos e polímeros (plásticos).
Segue abaixo uma breve definição sobre estas classes:
Materiais Metálicos
Os materiais metálicos são substâncias inorgânicas que contém elementos metálicos em sua composição, podendo também conter elementos não-metálicos, como é o caso do aço, estudado na disciplina de Estruturas Metálicas, onde o mesmo contém um elemento metálico (ferro) e recebe a aplicação de um elemento não-metálico (carbono).
Por conter uma estrutura cristalina, onde todos os átomos estão arranjados e organizados, os metais são ótimos condutores elétricos e de temperatura, além de resistentes e dúcteis na maioria dos casos.
Materiais Cerâmicos
Os materiais cerâmicos, assim como os metálicos, também são substâncias inorgânicas contendo elementos metálicos e não-metálicos em sua composição, por meio de ligações químicas.
Ao contrário dos metais, os cerâmicos nem sempre possuem arranjos atômicos cristalinos, podendo em alguns casos, ser não-cristalino ou uma mistura de ambas as situações. Os materiais cerâmicos, apesar de possuírem alta resistência mecânica e serem ótimos isoladores térmicos e elétricos, são frágeis ao receberem cargas elevadas.
Polímeros
Os polímeros são materiais do tipo macromoléculas formados pela a junção de diversos unidades de repetição denominadas "meros". interligados por ligações covalentes, que é uma atração mútua entre diversos elétrons e átomos.
Existem três classes de polímeros, que irão variar de acordo com o tipo de monômero (matéria-prima para criação de polímeros), número médio de meros e do tipo de ligação covalente. São elas: Elastômeros (Borrachas), Plásticos e Fibras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário