INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Introdução à Energia Elétrica
Para compreender bem o significado de eletricidade, é importante que entendamos antes o que é um átomo e como ele é formado.
O átomo é uma partícula microscópica, a qual possui um núcleo central, onde se concentra a maior parte de sua massa, além dos prótons (cargas positivas) e nêutrons (cargas neutras). Ao redor do núcleo central, circulam os elétrons (carga negativa). Dessa forma, graças às cargas positivas dos prótons, balanceadas com as cargas negativas dos elétrons, o átomo é uma partícula eletricamente neutra.
Esse caminho circular que os elétrons percorrem ao redor do núcleo, se denomina órbita. Cada átomo possui um número determinado de órbitas e um número máximo de elétrons para cada órbita. Alguns átomos possuem órbitas mais afastadas de seu núcleo. Essa característica faz com que os elétrons presentes nestas órbitas possam ser removidos. Estes elétrons são chamados "Elétrons livres" e quando um deles é retirado, átomo se torna positivamente carregado, se tornando disponível para receber um novo elétron de outro átomo. O átomo que possui estes elétrons livres, são os condutores elétricos e a órbita que os comportam é chamada órbita de valência. Basicamente, alguns elementos como o alumínio, cobre e prata possuem em seus átomos estas órbitas de valência, tornando-os ótimos condutores elétricos.
Com essa pequena explicação sobre o que é um átomo e como ele funciona, além das órbitas de valência, fica fácil entender como a energia elétrica se manifesta. Mas quais os meios de se obter essa energia?
São várias as fontes conhecidas pelo o homem de se obter energia elétrica. Vou citar algumas:
Com essa pequena explicação sobre o que é um átomo e como ele funciona, além das órbitas de valência, fica fácil entender como a energia elétrica se manifesta. Mas quais os meios de se obter essa energia?
São várias as fontes conhecidas pelo o homem de se obter energia elétrica. Vou citar algumas:
- Hidrelétricas: Fonte de energia mais utilizada no Brasil, utiliza basicamente a força da água para mover grandes turbinas. Certamente o processo é bem mais complexo e detalhado do que isso, mas tanto este tipo de fornecimento de energia, como os demais, serão explicados de forma mais completa em postagens específicas.
- Termoelétricas: Esta é dividida em dois tipos, termoelétrica à carvão e a outra à gás. Ambas utilizam carvão mineral, óleo vegetal ou gás para aquecer uma fonte de água. O vapor gerado desse aquecimento, faz mover uma turbina acoplada à um gerador, que converte a energia cinética em energia elétrica.
- Eólica: Energia proveniente de movimentação mecânica de grandes hélices, posicionadas em campos com grande concentração de ventos.
- Solar: Muito utilizada atualmente em residências e prédios, utiliza placas próprias para armazenar a energia térmica dos raios solares, convertendo em energia elétrica.
A carga produzida por estas fontes variam de acordo com os geradores utilizados, frequências e outras adversidades, principalmente quando se trata das fontes naturais.
O Brasil utiliza a energia proveniente de hidrelétricas, devido á grande quantidade de rios e efluentes existentes em nosso ecossistema. No entanto, contamos ainda com forte presença de instalações e usinas nucleares e as termoelétricas.
A energia eólica ainda é pouco utilizada no país, mas está sendo agregada cada vez mais como uma energia limpa e com pouco risco, ao contrário da nuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário