ESTRUTURAS METÁLICAS
Obtenção do Aço
O aço é basicamente proveniente dos elementos ferro (Fe) e carbono (C), com teor máximo de 1,7% deste último, onde formam uma liga. No entanto, outros elementos podem ser adicionados, a fim de se obter diversas variações no aço, que servirão para diversos fins diferentes. Estas variações tratam-se basicamente de suas características mecânicas.
O ferro é obtido do minério denominado hematita e o carbono encontra-se na composição do carvão mineral. Inicialmente, para a fabricação do aço em usinas siderúrgicas, o minério de ferro (hematita), assim como o carvão mineral, são colocados em fornos denominados "alto forno", onde são aquecidos à 1500ºC. Durante este aquecimento, as impurezas do ferro são parcialmente removidas e, juntando-se ao carbono obtido do carvão mineral, é produzido o ferro gusa.
Junto com o ferro gusa, é produzida também a escória, no caso, parte das impurezas que foram removidas do ferro. A escória é descartada do processo, porém, é muito aproveitada na fabricação de determinados tipos de cimento, conforme veremos em outro tópico.
A fim de eliminar o restante de impurezas presente no ferro gusa, o mesmo é levado até um forno denominado conversor, onde receberá a aplicação de oxigênio, além de outras substâncias visando alterar suas características básicas. Ao final deste processo, o aço é produzido, no entanto, ainda em forma líquida.
Para que o aço seja transformado em lingote, ele é levado até veios - como se fossem fôrmas - por onde circula, recebendo resfriamento adequado e, por fim, solidificando-se, devido à variação brusca de temperatura - do quente para o frio.
Para que o mesmo adquira o formato comercial e de maior uso, este aço em lingotes é levado até a laminação, onde é prensado e adota uma espessura menor, formando assim as chapas de aço.
A taxa de variação de carbono no aço comum é entre 0,15% a 1,7%.
Segue abaixo uma tabela, retirada do livro Estruturas Metálicas, de Ricardo Gaspar, explicando os diferentes tipos de aço carbono e suas utilizações:
Tipos de Aço na Construção Civil
São dois os tipos de aço mais comuns utilizados na construção civil.Aço Carbono ou Aço Comum
É o mais utilizado para diversas finalidades, pois pode ser facilmente encontrado em diversas bitolas. Aqui no Brasil, o aço carbono mais utilizado é o ASTM A-36, comumente chamado de A-36.A taxa de variação de carbono no aço comum é entre 0,15% a 1,7%.
Segue abaixo uma tabela, retirada do livro Estruturas Metálicas, de Ricardo Gaspar, explicando os diferentes tipos de aço carbono e suas utilizações:
Aços de Baixa Liga e Alta Resistência
É o tipo de aço de alta resistência, onde recebe uma quantidade elevada de carbono, tornando-se muito útil para vencer grandes vãos, com menos peso. Com tantas vantagens, isso o torna mais oneroso em comparação ao aço carbono e deve ser utilizado em obras especiais, como construção de pontes, viadutos e estruturas que precisarão vencer grandes vãos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Após analisar sobre a fabricação do aço e seus dois principais tipos utilizados na construção civil, ficará para um próximo post a análise de suas propriedades básicas e como o mesmo se comporta ao ser utilizado em uma estrutura.
Estas informações foram retiradas da apostila:
Gaspar, Ricardo. Estruturas Metálicas. São Paulo: 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário